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18 JUL 2018

19 soft skills que todos os líderes devem ter

Para serem bem-sucedidos, todos os líderes devem ter competências que vão muito para além dos conhecimentos técnicos nas suas áreas de atuação.

Estas competências vão desde negociação até capacidade de manter relações, mas a verdade é que sem as chamadas “interpersonal skills”, a visão para o negócio e a capacidade de gerir recursos financeiros são insuficientes.

  1. Ouvir

As pessoas com melhor capacidade comunicacional não só têm a aptidão para articularem os seus pensamentos e traduzi-los em palavras, como também percebem a importância de ouvir os outros.

  1. Comunicar

Aqui comunicar tem um sentido de partilha, de debate de ideias.

  1. Comunicação não verbal

Também aquilo que se transmite sem ser por palavras influencia a relação com os outros.

  1. Transmitir más notícias
  2. Dizer “não” de forma sensível e humana
  3. Negociar
  4. Conectar-se cordialmente com os colaboradores
  5. Fazer críticas construtivas

Esta capacidade é mais difícil e rara do que pode parecer. A verdade é que todos somos capaz de apontar o dedo ou referir o que está mal, mas será que todos temos a capacidade de analisar a situação e perceber porquê que está mal, ou como pode melhorar?

  1. Lidar com colaboradores “difíceis”
  2. Manter o profissionalismo em todas as ocasiões
  3. Gerir a mudança
  4. Lidar com a resistência/ oposição
  5. Lidar com as reclamações
  6. Ser educado
  7. Discutir e argumentar “com classe”
  8. Delegar
  9. Dar motivação
  10. Reconhecer um bom trabalho
  11. Identificar e eliminar maus comportamentos por parte dos colaboradores

Fonte: http://www.businessinsider.com/soft-skills-leaders-need-for-success-2016-4?r=US&IR=T#-15