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8 MAR 2018

Employer branding - o que é?

Hoje vivemos numa época em que é difícil para os empregados arranjarem emprego e para as empresas atraírem os recursos que precisam.

Os empregados procuram melhorar as suas competências ao longo da vida. Já não existe o conceito de “diploma na mão”, agora aprende-se numa ótica contínua, com licenciaturas seguidas de mestrados, múltiplas pós-graduações e formações e workshops sem fim, de modo a estar à altura dos desafios que o mercado de trabalho atualmente exige.

Mas, e as empresas? O que estão a fazer para atrair, motivar e reter talento? Estão a trabalhar a sua employer branding! De facto, o aumento da concorrência entre empregadores levou à criação deste conceito que não é mais do que uma estratégia de emprego.

Mas o que é afinal a employer branding? É o processo de capturar a essência de uma empresa para atrair os empregados atuais ou potenciais, ou seja, é o processo de criar uma imagem da empresa enquanto entidade empregadora que leve os candidatos a olhar a empresa como um ótimo local para trabalhar. Previous research has suggested that employer branding is helpful in creating a better image of an organization in the minds of the existing or target employees.”

Deste modo, employer branding envolve tanto o marketing como os recursos humanos, na medida em que se trata da aplicação dos princípios de branding à gestão de recursos humanos e à relação empregador-empregado, de modo a atrair, reter e motivar os recursos humanos que representam maior valor para a empresa.

Para conseguirem atingir este objetivo, os empregadores devem focar-se nas necessidades dos empregados, que podem ir desde a vontade de aprender e crescer dentro da empresa, até à obtenção de prestígio, passando pela autonomia no desempenho das tarefas. Na verdade, há 3 características que a employer brand deve ter: ser consistente com a realidade da empresa; ser diferente das da concorrência; ser atrativa para o seu público-alvo. The reputation created by an effective employer brand will definitely draw talented people to an organization.

No entanto, é importante que numa fase posterior as espectativas dos recursos humanos não saiam defraudadas e que se verifique aquilo que os talentos esperavam, de modo a permanecerem motivados e entusiasmados.

A título de curiosidade pode referir-se que as empresas mais atrativas (com melhor employer branding) em Portugal são Microsoft, Delta Cafés e TAP, seguidas da Nestlé, The Navigator Company, RTP, Hovione Farmacêutica, ANA – Aeroportos de Portugal, Nokia, Bosch Termotecnologia, Banco de Portugal, Volkswagen Autoeuropa, Pestana Hotel Group, Fujitsu Technology Solutions, CTT, EDP – Energia, Luz Saúde, Sumol+Compal, Siemens e OGMA – Indústria aeronáutica de Portugal.

 

Fontes:

  • Verma, D., Ahmad, A. (2016), Employer Branding: The Solution to Create Talented Workforce, IUP Journal of Brand Management, Vol. 13, Issue 1, pp 42-56.
  • http://hrportugal.pt/quais-as-empresas-com-o-employer-branding-mais-forte-em-portugal/