Voltar à listagem Próximo Artigo

13 JUN 2018

The skilling challenge

Como é que as empresas se podem adaptar a um mundo de automatizações e digitalizações, em que todos são agentes ativos a contribuir para essas mudanças?

Em primeiro lugar, é necessário entender que a automatização e digitalização de processos irá criar muito emprego. O problema não está na criação de desemprego. O problema está, sim, na lacuna existente entre as skills necessárias e as skills existentes.

É importante notar que as competências que serão requeridas no futuro não são apenas digitais, mas também humanas e as chamadas meta skills (conhecimento prático que pode ser aplicado a várias circunstâncias, incluindo aquelas que são novidade para si).

Em segundo lugar, as organizações precisam de mudar radicalmente a forma como encaram o conceito “competência”. Pode parecer um pouco desatualizado mencionar este aspeto, mas a verdade é que as empresas ainda têm um longo caminho a percorrer no que toca ao reconhecimento e valorização de outras skills que não os conhecimentos técnicos.

Por último, para além de as organizações precisarem de priorizar o seu skilling, é indispensável que os outros stakeholders também façam o seu papel, pois todas as partes do círculo têm de estar alinhadas para ele girar.

Fontes

https://www.ashoka.org/sites/default/files/atoms/files/2018_the_skilling_challenge_ashoka_mckinsey.pdf

https://www.urbandictionary.com/define.php?term=meta%20skills